Personalidade
Eduardo Ramos Professor de teatro, Arte Educador
Formação
Foi na Escola de Teatro Martins Pena, a primeira escola de atores da América Latina, que Eduardo Ramos se formou ator profissional em 1996. Dois anos depois, após dedicar-se a projetos de teatro em escolas com espetáculos circenses, ingressou na Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), cursando Teoria do Teatro. O desejo de aprofundar suas pesquisas na área de educação o fizeram tranferir-se para o bacharelado em Licenciatura.
O Ator
Eduardo Ramos pôde, em quase dez anos de teatro, se dedicar a vários projetos. Ainda aluno da Escola de Teatro Martins Pena, percorreu hospitais e museus com o infantil "Pluft"; quase no mesmo período, apresentou-se em praças por todo o Estado do Rio com o Auto de Natal "O Menino de Belém". Após formado, começou a apresentar-se em escolas com o Projeto "Circo Palha-Assada", com espetáculos de circo. As apresentações em escolas prosseguiram em 1999, desta vez com o espetáculo "Cafute & Pena de Prata", de Rachel de Queiroz. A partir do ano 2000, começaram as atividades do Te Conto Umas, ainda em atividade, que desenvolve atividades de apresentações, oficinas e rodas de leitura.
Atuação como Educador
O trabalho de Eduardo Ramos como professor de teatro começou em 99, na Colégio Sagrado Coração de Maria. Em parceria com o diretor Jorge Ruy, o trabalho consistia na criação do espetáculo comemorativo dos 150 anos da Congregação. Este foi apresentado em junho do mesmo ano, na cidade de Ubá/MG, com grande sucesso.
Em 2000, o mesmo trabalho seria realizado no Colégio Santa Rosa de Lima, com alunos e educadores, levando ao palco da escola a história da Congregação religiosa.
Em 2002, a boa repercussão de uma das apresentações do Te Conto Umas o fez, pela primeira vez, dar aulas a turmas de educação infantil. Ainda em 2002, começariam as oficinas de contadores de histórias do Te Conto Umas. A primeira, em formato de workshop, foi ministrada no Sesc Santos/SP; a Segunda, realizou-se na Casa de Cultura Elbe de Holanda, no Rio. As oficinas, em sua maioria frequentadas por educadores, ainda prosseguiriam em 2003, durante todo o mês de abril, no Sesc Nova Iguaçu.
Colunista
Em 2004 Foi convidado e aceitou escrever neste jornal
N.R. Ator por Vocação Eduardo Ramos junta ao dom natural de representar a formação Teórica e Acadêmica que lhe confere a credibilidade para ensinar e o credencia como Um Ator Completo. A equipe do Mensageiro o recebe honrada. |